Saturday, October 15, 2011

O fim da Rádio Deutsche Welle: uma decisão equivocada




Prestes a completar 60 anos, a Deutsche Welle, passo a passo, está encerrando suas operações de rádio, com as quais iniciou sua trajetória em 1953. Um dos movimentos mais radicais nesse sentido será dado no final deste mês, com o fim das transmissões em ondas curtas, exceto as destinadas à África, e o fechamento dos parques transmissores de Sines (Portugal) e Trincomalee (Sri Lanka), conforme anunciado em maio. Comentei o assunto neste post e penso que, embora precipitada, a decisão é compreensível, considerando a evolução tecnológica e o pragmatismo que caracteriza os alemães e as recentes decisões da direção da DW.

O que não dá para entender é o fato de a DW estar desistindo não só das ondas curtas, mas do meio rádio. A imagem acima está no e-mail de despedida encaminhado aos ouvintes do serviço alemão, no dia 27 de setembro. Nele, uma das mais tradicionais emissoras internacionais explica que sequer será mantido um streaming linear no site, mantendo apenas podcasts e programas em áudio sob demanda. O mesmo texto pode ser lido no site (click para ler – em alemão).

Quem acompanha a programação da DW na TV percebe que há aí um relevante investimento para produzir programas de alta qualidade, a partir de Berlim. É óbvio que investir em TV e internet é mais do que necessário nos dias atuais. Mas, considerando o baixo custo do streaming na internet e o grande volume de conteúdo produzido na sede da DW em Bonn, eliminar também a programação de rádio por streaming na internet é uma decisão muito estranha. Para os pessimistas, esse movimento pode até gerar interpretações questionando se faz sentido manter, apenas para um site, a enorme estrutura da DW em Bonn. E a absoluta falta de emoção (para dizer o mínimo) nas recentes decisões, dá até medo da resposta a essa pergunta.

Abaixo estão duas gravações que resgatei de fitas rolo, dos tempos em que a DW tinha orçamento para mandar programas de rádio por esse meio mundo afora. Schlagercocktail, em alemão, trazia músicas populares da Alemanha, os chamados “Schlager”. A edição abaixo é de 1993. “Música de Interlúdio” era a versão brasileira do mesmo programa em alemão, o Promenadenkonzert. A gravação é de 1996, com apresentação de Arno Rochol, que por bastante tempo integrou o serviço brasileiro da emissora e depois foi para a DW Akademie.

Schlagercocktail


Música de Interlúdio

No comments:

Post a Comment