Friday, October 28, 2011

O silêncio da Rádio Deutsche Welle: última transmissão em alemão

Parque de transmissão em Trincomalee: desativado


Gravação foi feita a partir do streaming de internet, a partir de 0h UTC, no dia 29 de outubro de 2011.


Gravação da transmissão em ondas curtas a partir dos Estados Unidos (Cypress Creek) em 17.820 khz, às 22h UTC (no final, a WHRI, que alugava o transmissor, corta o sinal instantes antes do fim da transmissão)


Esta é a última transmissão em alemão da Rádio Deustsche Welle. O fim de uma era, como ela mesma descreveu.

Este último e excelente programa, com importantes momentos da história da rádio, é, ele mesmo, uma mostra da coragem da alta administração da DW (para acabar com um trabalho tão importante) e da falta de visão para perceber o papel estratégico do rádio.

É uma contradição enfrentar o acirramento da competição entre as grandes emissoras internacionais, como alegado pela DW para abandonar o rádio, abrindo mão de uma leal audiência, conquistada com quase seis décadas de trabalho duro, sério e competente de um time altamente qualificado. Assim, é claro que o diretor Erik Bettermann, falando que gosta mais de rádio do que de TV, não convence nessa última transmissão da DW em alemão. Ele está entregando de bandeja uma grande audiência para a concorrência. A Rádio China Internacional provavelmente estará dizendo “muito obrigado”.

Além da nostalgia, este histórico programa traz outra informação relevante na fala de Betterman: após anos de investimentos pesados, a DW acaba de decretar também, oficialmente, o fim do rádio digital em ondas curtas (DRM).

E eu, que cresci ouvindo a DW no velho e bom GE Alwave 8 da família, vou tentar ainda sintonizar algumas transmissões em outros idiomas, precedidas pelo prefixo Fidelio, até a DW silenciar de uma vez por todas no rádio – de forma prematura – não importa quando for.

Abaixo o aviso aos que tentam ouvir a rádio pela internent: serviço encerrado

No comments:

Post a Comment