Tuesday, October 18, 2011

A história do parque transmissor de Sines


Para marcar o fechamento de seu parque transmissor em Sines, Portugal, a Deutsche Welle apresenta no próximo dia 29 de outubro uma edição especial de seu programa em português Contraste, contando a história da estação transmissora alemã na Península Ibérica. A informação foi dada no último dia 15 (e parte da gravação está abaixo no post), durante a emissão da tarde, quando o chefe da redação portuguesa, Johannes Beck, informou os ouvintes a respeito das mudanças. A foto de Sines, acima, está num fórum de discussão da intenet (link).

A gravação do programa da noite em português da DW, vai para o arquivo de recordações das ondas curtas, pois foi transmitida de Trincomalee, com ótima recepção no Brasil, como os leitores podem constatar. Foi ao ar no programa que se iniciou às 19h30 UTC, em 15.640 khz. Uma matéria contando a história desta estação repetidora instalada na Ásia também seria uma boa ideia. Uma curiosidade: antes de iniciar, ela ainda usa o clássico "pausezeichen" da DW.



O novo esquema de transmissão em Português para a África, que vai ao ar a partir de 30 de outubro, agora só a partir de Ruanda, está no site da DW e reproduzido abaixo:


- Emissão da Manhã - 05h30-06h00 TUC: 9.800 kHz na banda de 31 metros (250 kW de Kigali, Ruanda) e 12.045 kHz na banda de 25 metros (250 kW de Kigali, Ruanda)- Emissão da Noite 19h30-20h00 TUC - 6.145 kHz na banda de 49 metros (250 kW de Kigali, Ruanda) e
9.735 kHz na banda de 31 metros (250 kW de Kigali, Ruanda)

Por falar em fechamento dos parques transmissores, há um interessante
artigo de Victor Goonetilleke, no blog DXAsia, defendendo que seria tecnicamente melhor transmitir para a África a partir do Sri Lanka do que a partir de Ruanda. Ele também comenta sobre o crescimento da China Radio Internacional no vácuo dos espaços abandonados pelas grandes emissoras internacionais ocidentais.


Trecho do programa da DW em  português para a África do dia 15:


No comments:

Post a Comment