Monday, October 10, 2011

Não acerte seu relógio pela rádio da Áustria em OC




É muito pouco, mas a Áustria ainda tem algumas transmissões internacionais em ondas curtas (OC). Nada comparável à finada Rádio Áustria Internacional, que transmitia em diversos idiomas, inclusive em espanhol para a América Latina. A ORF 1, emissora com cobertura nacional na Áustria, tem uma transmissão em OC para a América do Sul de seu noticiário noturno, em alemão, o Abendjournal, que pode ser sintonizado no Sul do Brasil com razoável qualidade.

É uma transmissão um pouco estranha, pois não há sequer uma identificação da emissora, que liga o transmissor e vai transmitindo sem se anunciar muito e encerra o programa de maneira ainda mais drástica. Se ouvir o programa, não caia na bobagem de acertar seu relógio com base nessa transmissão em ondas curtas, pois a ORF apenas grava o Abendjournal, que vai ao ar na Áustria às 18h (tempo local) e dá o play nessa gravação mais tarde nas ondas curtas.

Abaixo editei o trecho final de gravação realizada no dia 8 de setembro, à 1hUTC, na freqüência de 9.820 khz. Após 25 minutos, o noticiário vai para o final com informações sobre um contrato da Siemens de 2 bilhões de euros na Rússia para trens regionais e anuncia a previsão do tempo, quando a transmissão é abruptamente cortada.

1 comment:

  1. isso que é avareza! a emissora poderia muito bem pagar um tecnico sonoplasta para editar o material, deletar o trecho de anuncio da hora, inserir identificação... tão simples de se fazer com um editor de audio, antes de dar o play...

    ReplyDelete