Tuesday, July 26, 2011

Mundofonías – ótima pedida para quem gosta de “worldmusic”

O domingo passado estava mesmo musical nas ondas curtas. Pouco depois de ouvir a VOA transmitindo jazz e blues, achei o programa Mundofonías, da Rádio Exterior de Espanha. Ótima programação de “worldmusic”.

Abaixo tem um trechinho da gravação feita em ondas curtas, mas o programa está disponível em podcast no site da rádio, neste link. Legal que a emissora não fica de frescura com direitos autorais, neurose que parece ganhar cada vez mais espaço mundo afora, limitando drasticamente os podcasts musicais.

Ok, mas o leitor não pensou que eu terminaria o post sem falar sobre as ondas curtas, certo? Se os protestos em função da crise na Espanha não mudarem os parâmetros da análise, é possível até ter esperanças de que a rádio espanhola não vá encerrar tão cedo as transmissões em ondas curtas. Não só pelo impressionante volume de transmissões, mas também porque o site diz que um concurso da emissora concluiu que dois terços do público ouve a rádio pelas ondas curtas e, os que ouvem pela internet são, na grande maioria, da própria Espanha.

Sintonizei a rádio com qualidade na frequência de 17.715 khz, mas o mesmo programa era transmitido simultaneamente também nas frequências de 17. 755 khz, 17.850 khz e 15.110 khz. Mas a recepção nestas três frequências era bem pior.

Trecho da gravação feita no dia 24 de julho, às 20h05 UTC em 17.715 khz.

No comments:

Post a Comment