Wednesday, August 17, 2011

Voice of America e a pretensão de Chaves de transferir reservas para China, Rússia e Brasil


Se, junto com a evolução tecnológica, o fim da Guerra Fria é uma das razões para o fim das transmissões em ondas curtas, parece que a América Latina, com muitos países com governos de esquerda, poderia continuar sendo por mais algum tempo destino para as transmissões em espanhol. Por um lado, a Rádio Havana Cuba tem uma grande variedade de programas com a "ideologia revolução". Por outro, as transmissões em espanhol da Voz da América (VOA) seguem com ótima recepção à noite.

Neste post você pode ouvir uma gravação que fiz da VOA às 0:00 UTC, em 9,885 khz, no dia 17 de agosto. Normalmente eu não tenho bons resultados na recepção de ondas curtas dentro de casa, pois a interferência é terrível. Mas esta gravação, que fiz no escritório de minha casa, está bastante razoável.

Repare que matéria da Venezuela relata a preocuapação de um deputado de oposição com a pretensão de Hugo Chaves de mudar as reservas internacionais da Venezuela de países da Europa e dos Estados Unidos para locais como China, Rússia e Brasil. Eu tambem estaria preocupado. A notícia seguinte é sobre um protesto indígena contra o presidente da Bolívia
Evo Morales, amigo Chaves.

Como nos velhos e bons tempos das ondas curtas, o embate entre ideologias ainda está no ar.



No comments:

Post a Comment